sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Eugecine

escrito por: Luiza Cianga Ramiro



             Em 1883, Francis Galton criou o termo Eugenia,a palavra é derivada de uma junção de termos em grego cujo  significado é  “bem nascido”.Ela seria a explicação para a transmissão das características humanas.Segundo Galton, não apenas as características físicas eram passadas de pais para filhos, mas o caráter moral e mental também eram herdados.

Sir Francis Galton

            Ele acreditava que a sociedade podia ser melhorada através de processos seletivos matemáticos e biológicos, impedindo assim, que as defeitos,doenças e imperfeições  humanas se proliferassem.[1]





            O cinema surgiu como uma ferramenta multimídia, que pode passar informações para a sociedade através de imagens e sons. foi uma importante ferramenta para a difusão de idéias.
            Com esse principio de divulgar e defender as idéias, foram criados filmes de propaganda sobre a eugenia.Fora do contexto da propaganda há aqueles que abordam o tema como pano de fundo de sua trama.Os documentários, apresentam para o público imagens,entrevistas mostrando a eugenia e suas conseqüências na sociedade.
           







Cinema de propaganda

            Quando o regime nazista tomou o poder, surgiu a preocupação com a propagação dos seus ideais na sociedade e busca de apoio.A eugenia era amplamente defendida já que os nazistas acreditavam que os arianos eram uma raça pura, e para purificar a sociedade  deveriam ser eliminados todos aqueles que iam contra esse padrão.pois a mistura enfraquecia a raça e diminuía o poder do Estado.[2][3]


Um dos filmes com conteúdo de propaganda nazista : O Judeu Süss


            O cinema foi usado para a propaganda negativa em relação as minorias como por exemplo,judeus,ciganos,deficientes físicos e  mentais.Nos filmes de propaganda estes eram retratados como uma impuros, inferiores e incapazes.No filme de 1937,Vítimas do Passado, mostra a visão nazista sobre a purificação da população.



Cena do Filme Eu acuso!




          Já no filme de 1941,Eu Acuso!, a eutanásia  de uma mulher que tinha esclerose múltipla é mostrada de forma quase que romântica. Mostrando ao público, que a eliminação daqueles que iam contra ao ideal,era aceitável



          
            





    Em 1915 o bondoso doutor Harry J Haiselden chamou atenção dos jornais por ter se recusado a operar um recém nascido e pouco tempo depois o bebe ter morrido .O mesmo médico em 1917 além de produzir, atuou no filme chamado The Black Stork .a história é exatamente o que ocorreu na vida real. No filme o médico defende-se dizendo que mesmo que fizesse a operação, a criança nunca teria uma vida normal.

Cena do filme, no fundo Jesus (fantasma?!) espera receber a criança

            

Documentários


           
            Alguns documentários sobre a eugenia durante o poder nazista são: Arquitetura da Destruição,A ciência e a Suástica e Homo Sapiens 1900.Estes documentários mostram a busca pela perfeição,ligadas a limpeza e higienização da sociedade, eliminando aqueles que eram fora dos padrões.Falam também sobre os médicos e as medidas tomadas para a busca de uma sociedade pura.[4]


Ficção


            No filme 300, no começo do filme, os bebês que possuem alguma deformidade são eliminados.Os espartanos utilizavam a eugenia para selecionar os melhores guerreiros desde bebês.

this is Spartaa

            Em Harry Potter, existem famílias tradicionais de bruxos que se declaram sendo sangue puro, ou seja, não ocorreu nenhuma contaminação de seu sangue com o sangue de trouxas [5](os não bruxos). Eles acreditam que essa contaminação diminui os seus poderes.


Harry,Ron e Hermione

            No filme, Hermione Granger, melhor amiga de Harry Potter, é insultada pelo vilão de cabelo platinado escorrido Draco Malfoy de sangue-ruim.Como Harry não entende nada do universo bruxo por ter sido criado em uma família de trouxas, logo lhe é explicado que os sangue-ruim são filhos de pais trouxas, ou com um dos pais trouxa.
          


           



          No ultimo filme da saga, o grande vilão Voldemort, junto com seus comparsas dão um golpe no ministério da magia e tomam o poder.Nesse período é criado um registro de sangue para bruxos , criando uma verdadeira caça as bruxas. Prendendo, torturando e humilhando os classificados sangue-ruim.

         A louca fixação de Voldemort por sangue puro chega a ser irônica , já que ele próprio era filho de um trouxa.O livro/filme é um dos mais sombrios da saga.No final, após vencer a guerra complicada e muitos morrerem durante a luta,o vilão finalmente é combatido e tudo volta ao normal.







cena do filme.Vincent é considerado Inválido pelo sistema
            Em Gattaca, Vincent Freeman é um rapaz que sofre por ser geneticamente inferior, pois ele não foi fruto de um  processo de seleção em laboratório.Para aqueles que são como ele, só lhes restam os piores empregos.





A busca pelo DNA perfeito criou uma visão eugênica,dividindo a população entre os superiores e os inferiores.Mesmo com todas as dificuldades, Vincent consegue realizar seu sonho, e é mandado para uma missão espacial.

          
 Então é isso...
           
              Filmes ajudam muito a entender a teoria, as motivações e funcionamento da eugenia.Mostram também como pode ser empregada de diversas maneiras de forma sutil ou bem direta.Para mim é ainda muito difícil a aceitar atos que  foram cometidos contra seres humanos em nome da teoria.










Bibliografia

[1] DEL CONT ,V.Francis Galton: eugenia e hereditariedade. Sci. stud. vol.6 no.2 São Paulo Apr./June 2008

[2] KURTZ, A. Alguns documentos de cultura e barbárie de Adolf Hitler, arquiteto da destruição.

[3] PINHEIRO,W.O triunfo do Reich de mil anos: cinema e propaganda política na Alemanha nazista (1933-1945)"

[4] DARLOW, D.; BARON, S. A Ciência e a Suástica:mentes brilhantes a serviço de Hitler.Filme 1.
[5] A autora disse que sua intenção foi usar a palavra "Muggle"(trouxa) na conotação de fool.  A palavra era uma gíria usada por minorias para se referir a pessoas de fora.

http://query.nytimes.com/mem/archive-free/pdf?res=F10C12FE3B5F157A93C7AB178CD85F438185F9 


[matéria publicada em 1917 pelo The New York  Times a respeito da atitude do médico Harry j Haiselden, que não operou um recém nascido]


http://www.imdb.com/find?s=all&q=eugenics [Internet movie data base,todos os filmes já produzidos relacionados com a eugenia]

4 comentários:

  1. Luuu,
    alguns filmes além de nos entreter, também nós faz aprender.
    Mas alguns precisamos saber o histórico dos fatos, como a professora Renata estava falando na aula de redação dobre o livro "O diário de Anne Frank", precisa-se saber o histórico para entender a história.
    Em cima desse livro foi feito o filme "O diário de Anne Frank", gravado se eu não me engano nos anos 40, é branco e preto, se eu não tivesse lido o livro não teria entendido nadinha ahaha

    Luu, como vc tem tanto conhecimento sobre filmes?! Acho MUITO legal!!!!
    O blog ficou muiito bom, o fundo e o desenho do dna se transformando em filme também ficou otimo! ameei! não sei fazer nada disso!

    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Saber os fatos históricos realmente é fundamental para compreender e para se localizar no espaço/tempo da história.

    Ai Bia deu um trabalhão achar os filmes viu?Especialmente os de época.Isso pq a maioria deles tem nome em alemão e são pouco divulgados pq quase todos ficam em acervos de museus ou particulares, e nós pobres mortais que não falamos alemão temos que procurar loucamente!

    Mas os filme de ficção e documentário foram os mais fáceis!A Savs me emprestou uns DVDs e o resto foi saindo da minha cabeça!
    ahahah

    obrigada por ter lido Bia!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Luu, estou totalmente de acordo com vc sobre a dificuldade de aceitar tais erros e injustiças cometidas com as pessoas, alegando que sao "impuras"...
    Aquele Black Stork, Jesus ta meio transparente - efeitos especiais desde 1917!? hahahah ((:
    Foi vc que fez o layout? Ficou muito criativo :D
    i'm following you ;)

    beijo, ABU!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das citações e análises. Muito boas mesmo.
    Ainda não assisti o último filme da saga "Harry Potter", por isso, posso estar falando bobagem. Creio também que vc(Luiza) já tenha notado. Mas achei interessante a provável ligação que há entre Hitler e Voldemort. Ambos não medem esforços para chegar à tal "raça pura". E ao mesmo tempo, não estão dentro de todas as "requisições" para esta. Voldemort é filho de trouxas, como já foi dito acima. E Hitler era austríaco! asushuas
    Bem irônico mesmo..
    Gostei muito! Parabéns!
    Küsses

    ResponderExcluir